sexta-feira, 20 de maio de 2011

Relatório aula 13 – (23/03/2011)

Hoje falamos sobre como perdemos tempo na vida com intrigas bobas por falta de diálogo e que muitas vezes esquecemos o que realmente tem importância como, dar um abraço, dizer que amamos alguém enfim, esquecemos de que poderemos não ter outra chance de colocar pra fora o que realmente sentimos e importa.
A professora Eliana, nos mostrou algumas letras de músicas, que sinceramente, interpretávamos com outro sentido, como a “Gostava tanto de você”, que foi interpretada por vários cantores nacionais mais é de autoria de Edson Trindade, onde o mesmo fez uma homenagem a sua filha que perdera em um acidente. “Vimos também uma música do Cartola, onde ele pôs na letra da música ““ A vida é um Moinho”, um conselho a sua filha que descobrira ser uma prostituta. E por fim a de Djavan “Flor de Liz”, onde o mesmo coloca todo o seu sentimento ao ter perdido os dois grandes amores de sua vida (esposa e filha) na hora do parto.
Concluindo, percebemos que a dor pode ser transformada em lindos poemas.

Relatório aula 12 – (21/03/2011)

Hoje falamos novamente sobre a importância da leitura, de como ler é indispensável para a aprendizagem em qualquer área. Aprendemos que para se ter uma boa leitura devemos ser leitores ativos, pois assim será mais fácil a compreensão de qualquer texto.  Foi falado também que além da leitura visual, há a leitura corporal, que um olhar pode falar tanto quanto qualquer palavra. E que o corpo fala.
A professora Eliana nos mostrou algumas figuras onde exercitamos a leitura através das imagens, foi bem interessante fazer este tipo de leitura.

Relatório aula 11 – (16/03/2011)

Hoje assistimos a mais um vídeo que nos levou a refletir. Desta vez foi sobre a Aldeia do Moinho D’água. O vídeo relata uma lição de vida quando mostra a simplicidade de uma aldeia, e a cultura das pessoas que nela vivem, e que são felizes com o pouco que têm. Mostrou-nos a importância da natureza, e como o homem é cego ao não perceber que a natureza é um recurso esgotável e por isso deve ser cuidada e valorizada. Também nos mostrou que andamos muito ocupados com os problemas do dia-a-dia e esquecemos-nos de olhar para a beleza da vida, a real importância da existência que é o respeito e o amor incondicional para com o próximo. E principalmente que devemos aceitar tanto as coisas boas quanto as ruins que a vida nos oferece, sabendo que tudo passa e que o importante é estar conectado com a energia suprema do amor.

Relatório aula 10 – (09/03/2011)

Hoje aprendemos como elaborar um currículo da forma mais atual, sabendo que o mesmo deve ser objetivo e claro, com informações necessárias sem muito rodeio, porém, com linguagem adequada.
O currículo é como se fosse o nosso cartão de visita, onde conterá nosso histórico profissional, é uma espécie de ferramenta de mercado, onde há o intuito de venda do profissional, ou seja, da sua habilidade, atitudes e resultados quando direcionados ao interesse do contratante. Aprendemos que ao elaborar o currículo devemos dar grande importância em como escrevê-lo, pois isto é tão importante quanto o conteúdo do mesmo. Sendo assim, o currículo deve ser graficamente atraente.

ATIVIDADE PARA CASA: Fazer uma lista de amigos e, destes marcar quem não vemos há 10 anos.

Amanda;
Anna Paula;
Bruno;
Cristina;
Carvalho; um grande amigo tão engraçado que contagiava a todos que estivesse em sua presença, trabalhador, venceu na vida com grande esforço e sabedoria, não o vejo há mais dez anos, pois o mesmo já não se encontra entre nós. Pessoa querida que sempre lembro e sinto muita saudade.
Timbó; Amigo querido de todas às hora e pai do meu único tesouro, minha filha.
Delchelly;
Elisa; Amiga prima e colega de escola, éramos como carne e unha. Elisa não tinha mãe e penava um pouco com sua madrasta, lembro que a achávamos uma bruxa. Ah,  não esqueço de sua especialidade: purê de batatas, eu adorava. Não a vejo há mais de 10 anos, a mesma foi embora para o Rio, nos falamos algumas vezes por telefone, cheguei a procurá-la no Rio, mas sem sucesso, perdemos totalmente o contato, sinto muita saudade e vontade de saber como ela está.
Emerson;
Fernado;
Fran; Amiga, companheira de todas as horas. O engraçado é que quando nos conhecemos, nos estranhamos (a causa: namorado), e hoje somos como irmãs.
Gleice; minha irmã, querida demais, doce e engraçada. O mais interessante de tudo, é que nunca nos desentendemos, sempre concordamos uma com a outra, como é que dá certo assim?
Jucilan; Uma amiga especial, começamos também a amizade de uma forma torta, não íamos uma com a cara da outra, depois descobrimos uma grande afinidade e nos tornamos psicólogas uma da outra, muito legal!
Liana;
Ronner;
Bilal;
Schwalb;
Lana;
Angelica;
Polliana;
Manuela;
Ruan;
Marcela;

Relatório aula 09 – (07/03/2011)

Hoje ouvimos uma música linda do Oswaldo Monte Negro, que falava sobre amizade. Como sempre, nessas atividades a Professora Eliana faz com que estimulemos nosso raciocínio ao tentar interpretar as canções. A música nos mostrou a importância de termos e sermos amigos.

TRABALHO SOBRE QUE TIPO DE LEITOR EU SOU

Apesar de gostar de ler, não sou uma leitora assídua, não tenho o hábito de comprar livros, porém, gosto muito da literatura espírita, viajo nas histórias, gosto de temas verídicos, estes despertam minha curiosidade, fazendo-me vivenciar a história como se dela eu fizesse parte.
Confesso que devo dedicar-me mais à leitura, pois tenho metas e objetivos a serem alcançados, e para isso, devo exercitar os meus neurônios retendo conhecimentos que, com certeza, enriquecerão minha existência.

Relatório aula 08- (02/03/2011)

Hoje estudamos sobre a importância da leitura, entendemos que ler não é apenas passar os olhos superficialmente sobre qualquer tipo de informação, mas sim, entender o que esta quer lhe dizer. E para que haja este entendimento deve-se fazer a leitura com atenção, analisando e assimilando, para assim, retê-la e ter a capacidade de reproduzi-la.
Concluindo, nos ficou claro que a leitura é primordial, é a base para a expansão do nosso conhecimento e a boa relação com as outras pessoas, pois através dela enriquecemos nossos vocabulários e nos expressamos com  clareza para que também sejamos  entendidos.  Sem contar que praticando a leitura, estamos estimulando nossos neurônios, fazendo com que os mesmos estejam sempre na atividade, evitando assim a preguiça de raciocinar.

Relatório aula 07- (28/02/2011)

Hoje assistimos a um vídeo bem engraçado, dos macacos.  A história teve o objetivo de mostrar que dentro de uma organização ou de qualquer grupo deve-se procurar saber das regras, costumes do meio, enfim, para assim adaptar-se e também expor o seu ponto de vista sobre determinados assuntos quando estes não forem de seu agrado.
Aprendemos também como elaborar Resenha, Resumo e Relatório.

EM NOSSA AULA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ENTENDEMOS MELHOR COMO PODEMOS FAZER UM ‘RELATÓRIO DE AULA’.

Muito interessante!!!
Relatório de Aula
Dados Pessoais.
  • Nome: Kássia Kamila Souza Anacleto
  • Curso/semestre: Comércio exterior/ 1º semestre.
  • Professor/ Disciplina: Eliana Dias / Comunicação Empresarial.
  • E-mail: kamilaanacleto@hotmail.com
Modalidade Presencial.
  • Atividade: Aula de comunicação empresarial
  • Descrição da Atividade: Técnicas sobre elaboração de resumo
  • Instituição ou Local da atividade: Sala de aula de comércio exterior do 1º semestre da Faculdade Estácio Atual.
  • Data: 28-02-2011
  • Palestrante: Eliana Dias
  • Duração: 2h e 15 min.

RELATÓRIO DETALHADO
1.       Cronograma da Aula: Dia 28 de fevereiro de 2011 de 21:00h as 23:15;
2.       Tema Abordado: Como elaborar um resumo, relatório e resenha;
3.       Desempenho/ Perfil do Palestrante: Palestrante formada em Licenciatura em Letras com habilitação em espanhol. Soube muito bem se expressar.
4.       Conteúdo desenvolvido: Foi desenvolvido através de slides mostrando a formação de cada um dos textos (Resumo e Resenha).
5.       Opinião: O estudo foi muito bom, com ele aprendemos e esclarecemos muitas dúvidas sobre como se faz um resumo e a resenha e as diferenças entre elas. Muito boa a aula e ótima palestrante.

Aula do dia 23/02/2011

O assunto da nossa aula do dia 23.02.2011, da professora Eliana Dias de Comunicação empresarial foi sobre 'resumo'. O objetivo foi descrever os tipos e as diferenças de resumos existentes, inclusive a resenha. Conhecemos os resumos indicativos, que é um texto descritivo e aponta as partes mais importantes de um texto; o resumo informativo que tem o dever de analisar sem se prender ao texto original; e, o resumo crítico ou resenha como também é conhecido, este analisa e interpreta um texto, fazendo uma avaliação crítica um exemplo é o artigo de opinião.
A resenha tem por objetivo mostrar o conteúdo do texto, para depois fazer as críticas, os comentários, podendo utilizar opiniões de outros autores fazendo comparação entre seus textos. Foi concluído que todo resumo deve ter estrutura (referências bibliográficas, informações sobre o autor, entre outros), uma capa contendo o nome do resenhista, sua obra, local e data.

AULA 6 – 14/02/2011 – Elementos da Comunicação


MENSAGEM
Emissor: Codifica idéias, transmite a mensagem (fonte ou origem da mensagem).
Receptor: recebe a mensagem, descodifica, compreende e usa a mensagem (destinatário da mensagem).
Codificação: é a capacidade de construir mensagem segundo um código compreendido pelo emissor e receptor.
Código: a forma pela qual o emissor cifra um determinado significado, conjunto de elementos com significado
Mensagem: conjunto de informações, geralmente codificadas.
Canal: é o meio através do qual se emite a comunicação, suporte físico.
Decodificação: é como vai se entender a mensagem.
Feedback: mensagem de resposta, podendo ser positiva ou negativa.
Ambiente: local onde vai ocorrer a mensagem.
Ruído: em relação ao ambiente, ou como será recebida a mensagem.
EMISSOR – RECEPTOR – CODIFICAÇÃO – MENSAGEM – CANAL DE COMUNICAÇÃO – DECODIFICAÇÃO – FEEDBACK – AMBIENTE – RUÍDO

RELATÓRIO AULA 5 – 09/02/2011

Hoje antes de começarmos a aula, a líder da turma nos falou sobre a gincana de boas vindas que acontecem todos os anos na faculdade, nos deixou por dentro de todos os requisitos e, que a não participação contará como falta na freqüência. Aproveitamos a descontração do comunicado para escolhermos o mister e a miss que representará a turma na gincana. Logo depois da escolha deu-se início a aula. Falamos sobre comportamento; sobre a importância da mudança pessoal (quando preciso for) para se obter bons relacionamentos e como desenvolvê-lo. Houve interação na aula, alguns pontos de vista foram colocados em relação a como liderar um grupo de pessoas. Falamos também sobre abordagem, como criar e prender a atenção do outro e que é importante passar um interesse positivo. Foi falado também sobre o que não se deve fazer, para assim, causar uma boa impressão. Por fim, assinamos a freqüência e encerramos mais uma aula.

AULA 4 – VÍDEO – 07/02/2011.

“Quanto mais eu acredito, mais aquele sonho será realizado”
“O tempo passa e alguns sonhos permanecem para sempre”
“Alguns dias existem para serem lembrados. Aqueles dias em que subimos mais alto que as estrelas”
“Se houver cooperação o ápice será mais fácil de ser alcançado”

EXERCÍCIO: Comparar o vídeo que assistimos com essa nova fase de nossas vidas (faculdade) usando as palavras: confiança, segurança, auto-atividade, esforço, cooperação, perseverança, coragem, disciplina e habilidade.
Ao se escalar uma montanha, o objetivo principal é alcançar o ápice da mesma, mas para isso faz-se necessário que se dê o primeiro passo, assim sendo, posteriormente, alguns obstáculos surgiram. É usando essa linha de raciocínio que comparo essa nova fase de nossas vidas (faculdade) a uma grande escalada rumo aos nossos objetivos. Muitos serão os obstáculos, cada um vivenciando as diferentes dificuldades do seu cotidiano. Porém, se perseverarmos focando sempre à frente, com disciplina e coragem, desenvolveremos a habilidade necessária para romper as barreiras que estão por vir.  Se ao longo da caminhada continuarmos unidos, cooperando uns com os outros e acreditando em nosso potencial, nos sentiremos mais seguros e confiantes  e, conseqüentemente, o ápice  da montanha de cada um será mais fácil de ser alcançado, afinal, como diz o ditado: “A união faz a força.”
RELATÓRIO AULA 4 – 07/02/2011
Hoje a aula começou atrasada (22h00min), não por atraso da professora Eliana, que por sinal é sempre pontual, mas pela extensão da aula anterior.
Assistimos a um vídeo em que duas pessoas escalavam uma montanha muito alta e cheia de obstáculos. O vídeo tinha um fundo musical que falava de confiança, segurança, esforço, coragem, perseverança e etc. A professora nos passou uma atividade bem reflexiva, tínhamos que elaborar um texto, comparando nossa nova fase de vida (faculdade) ao que o vídeo nos mostrou. Não foi difícil, afinal, estou aqui dando os meus primeiros passos rumo ao tão sonhado e desejado sucesso, o topo.

RELATÓRIO – 02/02/2011

Hoje falamos que para se obter uma boa comunicação é importante agir com firmeza e segurança ao comunicar-se, devendo-se eliminar do vocabulário gírias, modismos e outros vícios da linguagem. Falamos também da importância de planejar e avaliar a mensagem antes de pronunciá-la, buscando sempre a excelência, falando com clareza e conforme a situação, procurando a simplicidade e a eficiência das palavras para que sejam bem compreendidas.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – 02/02/2011.

AULA 3- Continuação “CAMINHOS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ”
APLICAÇÃO DO RECURSO VIP:
·         V – Vontade – de planejar, apresentar, avaliar a mensagem, pré dispor-se e buscar a excelência.
·         I – Informação – Todos os conhecimentos necessários para uma mensagem eficaz: público-alvo, conteúdo, técnicas de comunicação verbal e não verbal  e técnicas de domínio e controle da emoção (pessoais).
·         P – Prática – a aplicação dos conhecimentos, o treino das habilidades verbal e não-verbal, a percepção do outro e a coragem para a auto-análise, feedback, empatia...
A ASSERTIVIDADE
O termo “assertividade” origina-se de asserção, fazer asserção quer dizer afirmar, do latim “afirmare”, tornar firme, consolidar, confirmar e declarar com firmeza.
Assertividade é o ingrediente dos relacionamentos saudáveis.
A ARTE DE OUVIR
Curiosidades:
ü  Ouvimos 4 a 5 vezes mais depressa do que falamos
ü  Falamos em média 90 a 120 palavras por minuto
ü  80% do nosso tempo gastamos em comunicação:
§  Lendo                4%
§  Escrevendo      11%
§  Falando             22%
§  Ouvindo            63%
Nós:
ü  Nem sempre ouvimos o que o outro fala;
ü  Ouvimos o que o outro não está dizendo;
ü  Ouvimos o que queremos ouvir;
ü  Ouvimos o que já imaginávamos que o outro iria falar;
ü  Ouvimos apenas o necessário para responder;
ü  Ouvimos só o que não queremos ouvir ou...
ü  Simplesmente não ouvimos.

Para ouvir bem:
ü  Tenha em mente o porquê ouvir;
ü  Procure concentrar-se em quem fala;
ü  Evite interferência ou interrupções;
ü  Procure o sentido e a verdadeira intenção de quem fala;
ü  Aguarde para responder;
ü  Responda o que representa para você o objetivo principal da conversa.

EVITAR MODISMO:
ü  Quem gostaria;
ü  Então;
ü  Com certeza;
ü  A coisa;
ü  A nível de (é medida)
EVITAR GÍRIAS:
ü  Rolou;
ü  Tipo assim;
ü  Tá maneiro;
ü  Ninguém merece!
EVITE GERÚNDIOS:
ü  Estar providenciando;
ü  Estar evitando
EVITE ESTRANGEIRISMO:
ü  Full time;
ü  Coffe break
Procurar usar um vocabulário próprio para cada situação, procurando ser simples e eficiente.


A lingua portuguesa agradece. (e os nossos ouvidos também)
Essa aula foi muito boa. Até eu me surpreendi com certas palavras que eu falava errado e não sabia, do tipo: sombrancelha (risos), essa é demais.
Vimos coisas importantes, que ficou esclarecido na sala de aula na forma de se agradecer. Para homem: obrigadO. Para Mulher: obrigadA.
Esses erros podemos ver em placas de anuncios, em sites de relacionamento do tipo Orkut e até mesmo em telemarketing.
Vale ressaltar que “EU” conjugo verbo e “mim” não. Geralmente ouvimos as pessoas falarem “para mim comer, para mim beber...”
O pessoal de telemarketing também erra ao divulgar: eu vou esta mandando, vou estar verificando, sendo que o certo é: eu vou mandar, vou verificar.
E o mais importante. Pessoal não se usa sejE ou estejE. O correto é SEJA ou ESTEJA.

Boa Vista, 26 de Janeiro de 2011.

Apresentamos a nossa pesquisa sobre portfólio.
Portfólio é uma pasta para documentos, folhas soltas e amostras ou também, pasta com apresentação de fotografias, projetos ou trabalhos efetuados elaborada para fins profissionais.
Bibliografia: Enciclopédia Barsa Universal. Editora Planeta S.A 2007. Segunda Edição 2009.

Boa vista, 24 de janeiro de 2011.


Hoje foi nossa primeira aula de comunicação empresarial!
Um sucesso uuaauu!
Nossa professora é um sucesso!
Eliana Dias

Tivemos que nos dividir em grupos, cada grupo tinha que escrever um texto sobre nossas metas na faculdade com palavras chaves e fazer um grito de guerra.
Nossas palavras chaves foram: boas vindas, sucesso, sonhos, concretização, objetivo, metas, cooperação, união, força, dificuldades, persistência e desistência.
Nosso texto foi:
“A todos, nossas boas vindas! Esperamos que a nossa união e força faça parte de nosso sucesso para a concretização de nossos sonhos, chegando ao objetivo. Sabemos que as dificuldades virão, vontades de desistir, mas persistiremos e seremos bem sucedidos, cooperando para termos grandes metas em nosso curso de comércio exterior”.
Neste mesmo dia nos passado a pesquisa sobre “o que é um portfólio?”

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Portfolio (Pesquisa)

É uma coleção organizada devidamente planeada trabalhos produzidos por um período de tempo. Constitui uma seleção feita pelo estudante dos melhores trabalhos ou produtos por si realizados de forma a pode proporcionar uma visão alargada e pormenorizada dos diferentes componentes do desenvolvimento do aluno (cognitivo, efetivo, moral).
Em geral consiste nem dossiê onde são colocados trabalhos realizados ao longo do ano letivo, no âmbito de uma disciplina. Os trabalhos inseridos devem ser selecionados de forma a revelar as aprendizagens mais significativas do percurso do aluno.
O portfólio é uma construção progressiva e dinâmica, para que seu conteúdo possa ser melhorado, alterado ou aumentado.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Comunicaçao Empresarial (Trabalho)


                                               
  A Comunicação Empresarial (organizacional, corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades, etc.) Junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe, política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc.) ou junto á opinião publica.
A comunicação Empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos (portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens), o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias.
Mais do que um simples executor  de tarefas, o profissional de comunicação empresarial deve ser um executivo, um gestor, capaz de planejar, estrategicamente, o esforço de comunicação da empresa ou entidade.
Hoje a comunicação Empresarial já desempenha papel fundamental, definindo – se como estratégia para as organizações, superada a fase anterior, em que suas ações, produtos e profissionais eram vistos como acessórios descartáveis ao primeiro sinal de crise.

Frases Incompletas 26-01-2011

    1. O mundo seria mais feliz se:

R: Não existisse qualquer tipo de preconceito.

    2. Uma amizade è importante quando:

R: Sabe - se aceitar a opinião, as qualidades, e também os defeitos dos outros.

    3. Paciência e tolerância são para mim:

R: Primordial para a boa convivência com o seu meio 

   4. Comparo a preguiça e o comodismo:

R: Ao fracasso de espírito e a decadência do corpo físico.

   5. Algo que me irrita profundamente é:

R: Quando uma pessoa menos favorecida é injustiçada.

   6. Acho que as pessoas devem cultivar:

R: Mais amor em seus coraçoes e assim olhar mais pelo seu próximo.

   7. Um aspecto curioso que percebi que faço parte:

R: Foi o carisma e a criatividade de cada um.

   8. Quando os dias amanhecem nublados:

R: Sinto vontade de nao sair da cama.

   9. A qualidade indispensável nas pessoas é:

R: Humildade e caráter integro.

   10. Sinto que o grupo com quem começo a conviver é:

R: Formados por pessoas cheias de entusiasmos e vontade de alcançar seus objetivos.

´´Ser homem é ser responsavel. É sentir que colocar da sua pedra se colabora na construção do mundo.`` 26-01-2011

Entendemos que se cada um fizer a sua parte da forma de como deve ser feita com sabedoria, integridade, e amor estaria contribuindo sim, para um mundo melhor. Assim fazendo, não sentira como um espirro, mas como alguém que deixara parte neste mundo.

Relatorio da Aula 26-01-2011

Hoje a aula foi bem interativa, a professora Eliana nos passou um exercício de estimulação reflexiva, onde cada um de nos expôs nossa visão perante determinado assunto. Dentre os temas que foram abordados, falamos e refletimos sobre a postura dos homens em relação a responsabilidade de colaborar com a construção de um mundo melhor.Falamos também sobre a importância da amizade, da paciência , da tolerância , do caráter integro enfim, do respeito de uma forma geral e que esta são qualidades indispensáveis nas pessoas.
Uma das partes das atividades que achamos interessante foi expor nosso ponto de vista em relação aos colegas que agora começamos a conviver. Foi bem complexo falar sobre pessoas que mal conhecemos porem, fizemos uma analise superficial das pessoas visando sempre a positividade marcada pela primeira impressão que cada um deixa.
Achamos a didática da professora Eliana um pouco empolgante porem, por ter sido a primeira aula tivemos um pouco de dificuldade ao colocar nossas idéias perante pessoas estranhas. No entanto esperamos adquirir segurança com o passar das aulas.
A aula foi finalizada com a escolha da líder da turma, meio bagunçada, mas ao final tudo se resolveu.